Friday, March 07, 2014

José Paulo Perretti, "in memoriam"

Faleceu no último dia 03 de janeiro, nesta cidade de São Paulo, o Professor José Paulo de Oliveira Perretti, em decorrência de grave broncopneumonia, que se somou à insuficiência renal crônica de que há anos padecia. Membro da Casa de Plínio Salgado e profundo admirador da Doutrina e do Movimento Integralista, o Professor Perretti frequentou, enquanto o permitiu sua saúde havia anos abalada, as reuniões da Frente Integralista Brasileira (FIB) no núcleo da Capital Paulista.
Nascido em São Paulo no dia 15 de março de 1926, o Professor Perretti estudou no Colégio Rio Branco, onde foi aluno, dentre outros, do Professor Heraldo Barbuy, a quem muito admirou por toda a vida e que o influenciou em seu pensamento patriótico, nacionalista e tradicionalista. Mais tarde, frequentou as reuniões da Ação Imperial Patrianovista Brasileira (AIPB) nos últimos anos de atuação deste movimento cívico-político de cunho tradicionalista, chegando mesmo a conviver bastante com seu líder, o Professor Arlindo Veiga dos Santos. Embora jamais se tenha filiado a nenhuma agremiação política, foi eleitor e simpatizante do Partido de Representação Popular (PRP), que, presidido por Plínio Salgado, levou adiante os ideais eminentemente cristãos e brasileiros do Integralismo entre meados da década de 1940 e 1965, quando todos os partidos políticos até então existentes foram extintos pelo Ato Institucional Número Dois (AI-2).
 
Formado em Engenharia Elétrica pela Faculdade Politétcnica da Universidade de São Paulo (USP), o Professor Perretti trabalhou em tal ramo da Engenharia e também o ensinou, na mesma instituição de ensino em que se formara. Casado com Maria Apparecida Milani Perretti, de quem era viúvo, teve com esta uma única filha, Maria Bernadete Dieckelmann (nascida Milani Perretti), ora residente na Alemanha.
 
O Professor Perretti entregou seu espírito a Deus, Nosso Senhor, Princípio e Fim de todas as coisas, na esperança de gozar a vida eterna no Divino Reino, com um belo sorriso nos lábios. Pouco antes de partir desta vida, de deixar a prisão que é a existência do ente humano neste plano, verdadeiro “vale de lágrimas”, teve ele a fortuna de receber a indulgência plenária do Padre Jonas dos Santos Lisboa, da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney. Assim, estamos certos de que nosso saudoso amigo e companheiro de ideais, um dos mais virtuosos varões que tivemos a honra e a ventura de conhecer, deixou esta vida para entrar no Paraíso.
           
Victor Emanuel Vilela Barbuy, 
Presidente Nacional da Frente Integralista Brasileira. 
São Paulo, 08 de janeiro de 2014 - LXXXI.

No comments: